domingo, 5 de janeiro de 2014

Solenidade da Epifania do Senhor


      A liturgia deste domingo celebra a manifestação de Jesus a todos os homens… Ele é uma “luz” que se acende na noite do mundo e atrai a si todos os povos da terra. Cumprindo o projeto libertador que o Pai nos queria oferecer, essa “luz” incarnou na nossa história, iluminou os caminhos dos homens, conduziu-os ao encontro da salvação, da vida definitiva.
      A Solenidade da Epifania significa a grande Manifestação de Nosso Senhor Jesus Cristo como Rei de todo o Universo e a convocação de todas as Nações da terra para participarem do seu reinado. A festa da Epifania, portanto, é a Celebração do dia em que aqueles três magos do Oriente saíram e foram ao encontro do Senhor. Foram até Jerusalém, queriam saber quem era o Messias, ou melhor, quem era o Rei dos judeus que acabara de nascer.

      O que buscavam aqueles magos? O que buscavam aqueles três homens guiados por uma estrela? Eles buscavam o Rei! Eles buscavam uma luz, eles buscavam uma direção! O fato de eles serem magos nos dá a certeza de que eles eram investigadores, de que eles estudavam, e estudavam muito para conhecer os segredos da Terra, do mar e de todas as coisas. Alguns hoje continuam estes estudos por intermédio da astrologia; e também de outras coisas que não levam a nada, pois algumas pessoas acreditam em horóscopo, algumas pessoas querem saber a sua sorte com a ajuda do zodíaco. Tudo erro, tudo fantasia!




A temática predominante é a realeza, a soberania de Jesus, diante de quem todos os povos, representados pelos Magos do Oriente, se prostram em adoração. Na Epifania de Cristo celebramos a sua revelação como Rei, e ao analisarmos a cena de Belém vemos que Jesus nasceu e se manifestou a todos os povos e nações, sem distinção de classe social ou raça, vejamos:

• Observemos os Pastores (Lc 2): Na sociedade da época os pastores eram desprezados, porque não tinham possibilidade de cumprir todas as exigências da lei, e eram pobres e marginalizados pela sociedade.

• Observemos os Reis Magos (Mt 2): Homens ricos, com condições, um tanto, boas. E trazem presentes que na época eram caríssimos: Ouro, Incenso e Mirra (cf. Mt 2,11)

• Observemos a cor dos reis Magos: De acordo com a tradição, os magos são representados de cor Negra, Branca e Amarela, simbolizando todos os povos, raças e culturas que vem ao encontro de Jesus.

Observando esses três aspectos, dizemos que Jesus nasceu e manifestou sua realeza para todos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário