sábado, 11 de janeiro de 2014

Conhecendo o Profeta Oseias

 "Porque eu quero a misericórdia e não os sacrifícios"  Oseias 6, 6

     Oseias é conhecido como o profeta do amor e da ternura. Não temos muita informação sobre a sua Origem. Sabemos que seu pai se chamava Beeri, "meu poço", e o nome de Oseias significa "Javé ajudou" (cf. Os 1, 1)
     Oseias recebeu a palavra do Senhor durante os reinados de Jotão, Acaz e Ezequias em Judá e de Jeroboão II em Israel (783- 743 a.C.). Sua profecia tem início no final do reinado de Jeroboão e vai até um pouco antes da invasão da Samaria, em 722 a.C.
     
Contextos históricos 
      
     No tempo de Jeroboão II, Israel faz aliança de paz com o Reino do Sul, Judá, e juntos eles controlavam as rotas comerciais. Foi um tempo de grandes prosperidades para as elites do norte (cf. 2Rs 14, 25-27; Am 6, 1-7). Com a morte de Jeroboão II e o crescimento da Assíria no âmbito internacional, a situação do Reino do Norte muda completamente. Uns apoiam a Assíria e outros não. Começa a guerra civil.
   Em duas décadas, seis reis que ocupavam o trono de Israel foram assassinados. A situação é de insegurança e de instabilidade. A corrupção está instalada na corte e nos partidos políticos (cf. Os 6,8-10; 7, 1-7). Há constantes conflitos com a Assíria.
    O rei Faceis de Israel fez aliança com o rei de Damasco, capital da Síria, com o objetivo de barrar o avanço da Assíria e parar de pagar os impostos da primeira etapa de vassalagem. Pede ao rei de Judá que faça o mesmo, mas este não aceita. Judá faz aliança com a Assíria e se torna um reino vassalo (cf. Os 5,8-12)
    Com as revoltas internas e a guerra siro-efraimita (734- 732 a.C.). a monarquia de Israel chega ao fim (722 a.C.). A Assíria domina várias cidades de Israel e leva seus habitantes deportados (cf. 2Rs 15, 29). Com isso, muita gente imigrou para Judá levando a tradição profética do norte.
    Os discípulos de Oseias provavelmente estão entre esses migrantes. 
    A profecia de Oseias critica as autoridades de sua época.
    Ele é contra a monarquia e sua política interna e externa, contra as elites, o sacerdócio oficial e o exército. Ele denuncia a opressão política, econômica e religiosa. 
    Aquilo que está acontecendo nas duas esferas contrais da vida pública, a política e o culto, é para Oseias sinônimo de "afastar-se de Javé", que ele compara com a prostituição e o Adultério.

Redação
   
    Como muitos livros da Bíblia, o livro de Oseias também não foi escrito de uma só vez. Ele passou por releituras em diferentes períodos da história:

1ª. Tempo da profecia (759 a 724 a.C.);
2ª. Primeira redação, logo após a queda da Samaria, em 722 a.C.;
3ª. Segunda redação, no tempo de Josias pelos deuteronomistas, por volta de 620 a.C.;
4ª. A redação exílica, entre os anos 597 e 539 a.C.

• Alguns estudiosos afirmam que os discípulos de Oseias colecionaram os discursos, colocaram uma ordem, modificaram alguns oráculos e, sendo fiéis ao estilo de Oseias, fizeram a primeira redação. A história de que Javé manda Oseias casar com uma mulher de prostituição pode ser uma criação dos primeiros escritores.

• A segunda redação do livro foi no tempo de Ezequias, no Reino de Judá. Ezequias fez várias reformas, criou uma centralização econômica e religiosa (cf. 2Rs 18).

• Para justificar a sua reforma como a do Templo, como único lugar oficial do culto, e a de Javé como Deus único, os escribas da corte retomam as leis vindas do Reino do Norte e fazem uma nova redação, dando origem ao núcleo antigo do Deuteronômio. Alguns textos de Oseias precisam ser lidos a partir da perspetiva da escola deuteronomista, por exemplo: os protestos contra as romarias feitas aos santuários do norte, Betel e Guigal (4, 15; 6,10; 9,15); a forte rejeição ao bezerro de ouro (8,5-6; 10, 5-6); as denúncias contra as práticas religiosas (4, 17-19; 9, 4). Há oráculos que insistem na eliminação de outras divindades, o que fortalece o culto a Javé como Deus único (13, 4) e a obediência à Lei (8, 1. 12).
   Esses aspectos são provavelmente do tempo de Josias (cf. 2Rs 23), considerado da terceira redação.

• A quarta redação: no exílio, em meio à falta de perspectiva e à escravidão, os oráculos de Oseias são retomados para reavivar a esperança do povo. E possivelmente a teologia do Deus único é reforçada pelos teocratas no pós-exílio. E assim temos na Bíblia um livro estruturado em sua redação final.

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