A oração da coleta ou oração do dia é uma oração antiga, que tem sua origem os antigos sacramentários da tradição latina e oriental, o Sacramentário Gelasiano e o Sacramentário Gregoriano. Estes dois sacramentários estão na baso do nosso missal romano composto no século VII.
O missal romano contempla três movimentos fundamentais na dinâmica do Sacrifício Eucarístico: o primeiro movimento são os ritos iniciais. O segundo se refere ao ofertório e o terceiro ao ritual de comunhão.
A oração da coleta conclui os ritos iniciais, que são a acolhida da comunidade para o Santo Sacrifício, em suas duas partes fundamentais: Liturgia da palavra e Liturgia sacrifical (ou liturgia eucarística).
A teologia da oração da coleta é a apresentação de toda comunidade a Deus para celebrar o mistério eucarístico. A comunidade vem à Igreja, cumprimenta o Senhor que a acolhe pede perdão de suas faltas, louva a Deus por suas maravilhas e se dispõe a celebrar. É o ápice dos ritos iniciais.
Neste momento, o sacerdote acolhe a comunidade que faz seus pedidos silenciosamente e os apresenta a Deus, diante do altar eucarístico. Esta apresentação implica nos pedidos silenciosos, nos nomes dos fiéis defuntos e, quando houver memória santoral, os santos congregam-se à comunidade.
Algumas características são fundamentais. Podemos recordar que a assembléia está em pé, em sinal de abertura e disposição para celebrar.
Quando o celebrante convida o povo para esta oração, todos fazem silêncio. É muito importante este silêncio, pois é o espaço pessoal para que o fiel se coloque diante de Deus, agradeça por sua vida e formule interiormente seus pedidos.
Quando o celebrante convida o povo para esta oração, todos fazem silêncio. É muito importante este silêncio, pois é o espaço pessoal para que o fiel se coloque diante de Deus, agradeça por sua vida e formule interiormente seus pedidos.
A oração coleta exprime a índole da celebração, ficando explícito se é uma missa solene, celebração santoral, solenidade dominical e, sobretudo, o tempo litúrgico.
Os elementos oracionais mais evidentes são a invocação a Deus, os pedidos espirituais e o congregamento da comunidade para celebrar, com fé e fervor, o Sacrifício do Senhor.
Após o amém da oração coleta, a comunidade senta-se, mas deve esperar o celebrante dirigir-se à cadeira. A Liturgia da Palavra, que vem a seguir, tem um conteúdo de maior importância, pois é nesta hora que Deus nos fala solenemente. É o povo de Deus que está presente para ouvi-lo.
Os elementos oracionais mais evidentes são a invocação a Deus, os pedidos espirituais e o congregamento da comunidade para celebrar, com fé e fervor, o Sacrifício do Senhor.
Após o amém da oração coleta, a comunidade senta-se, mas deve esperar o celebrante dirigir-se à cadeira. A Liturgia da Palavra, que vem a seguir, tem um conteúdo de maior importância, pois é nesta hora que Deus nos fala solenemente. É o povo de Deus que está presente para ouvi-lo.
Palavra de Deus para os homens de boa vontade
Deus, que está sempre presente pela criação, por sua ação na história e pelas inspirações sagradas, sempre se comunicou conosco, como nos ensina Paulo (cf. Cl 1, 15; 1Tm 1, 17), e o faz de formas variadas e misteriosas.
A forma escolhida por Deus é a palavra como busca de intimidade e de integração divino-humana. A palavra de Deus cria comunhão. Para que Deus seja compreendido, Ele recorre à linguagem humana, pois sendo seu criador, conhece suas criaturas e pode, assim, enviar sua mensagem de fé. Ao invocar os seres humanos, Deus narra e interpreta nossa história, manifestando cada vez mais seu rosto e seu amor.
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