O termo êxodo quer dizer "saída". O segundo livro do Pentateuco traz este nome porque começa com o processo de libertação dos hebreus que eram escravizados na terra do Egito, fato ocorrido por volta do ano 1.250 antes de Jesus Cristo.
Quem não conhece a mensagem deste livro nunca irá entender o sentido de todos as sagradas escrituras, porque está fundamentada no livro do Êxodo a noção e a ideia que se tinha de Deus, seja no antigo ou no novo testamento.
Qual é a mensagem central do livro do Êxodo?
É a revelação do nome do Deus verdadeiro: Javé, que, na realidade do Êxodo, está ligado ao ato libertador de Deus para com o povo hebreu. Javé é um Deus único, que ouve o grito de seu povo escravizado, oprimido, e o conduz à liberdade para selar uma aliança, dando ao povo uma lei que transforma as relações entre as pessoas. É disso que nasce uma comunidade em que são garantidas a vida, liberdade e a dignidade. A aliança é selada de duas maneiras: como princípios de vida (os dez mandamentos), que têm a missão de orientar o povo para uma vivência social, e as leis (código da aliança), com a finalidade de conduzir o povo a uma vivência dos mandamentos nas várias realidades da vida social.
Por que é um Deus libertador?
Porque, por meio de sua ação e mandamentos, oferece a liberdade para todos os tipos de escravizadão, para que o ser humano se coloque a serviço desta libertação em todos os âmbitos da vida. Por causa da libertação integral que aparece no decálogo e no código da aliança, em beneficio do ser humano, é que podemos perceber quem é o Deus único e verdadeiro, aquele que promove a vida do ser humano: este é Javé, digno de adoração. Qualquer noção de Deus, fora do âmbito da realidade da libertação humana, é um ídolo, e de ver rejeitado.
Qual será o verdadeiro Deus?
A esta pergunta, o livro do Êxodo nos aponta para toda bíblia, sobretudo na opção de vida de Jesus, sua encarnação, opção pelos pobres e sua atividade manifestando o reino de Deus. Por esta razão, o livro do Êxodo é de vital significado para o nosso entendimento a respeito de Jesus de Nazaré como Filho de Deus, e para nossa compreensão de que vem a ser o reino de Deus.
Esquema do Livro
Ex 1, 1-22: o povo de Israel no Egito; 2, 1-22: nascimento e chamado de Moisés; 2, 23-25: Deus lembra-se da aliança com os ancestrais de Israel; 3, 1-6: a sarça que arde; 3, 7-10: é o coração do Êxodo; 3, 11-7, 7: chamado e resposta vocacional de Moisés; 7, 8-13, 16: temos a Páscoa, passagem de Deus que identifica e liberta seu povo; 13, 17-16, 21: saída do Egito, o Êxodo propriamente dito; 15, 22-18, 27: o povo hebreu no deserto; 19, 1-20, 21: a aliança e os dez mandamentos; 20, 22-23, 33: o código da aliança; 24, 1-18: conclusão da aliança; 25, 1-31, 18: prescrições que se referem à construção do santuário e seus ministros; 32, 1-35, 35: bezerro de ouro ou infidelidade do povo; renovação da aliança; 36, 1-40, 23: construção do santuário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário